Sugestões de vídeos




Sucesso requer entusiasmo. Entusiasmo em cada simples gesto, em cada ação, em cada encontro e despedida.

O vídeo traz reflexões a partir de palavras, como esperança, ousadia, determinação...

Como proposta para uma dinâmica que estimule o entusiasmo dos participantes, o vídeo acima cai bem. O primeiro passo é a montagem prévia de um painel com cada palavra do vídeo em local apropriado para que todos possam vê-las. Assim, cada cursista que entra na sala é convidado a escolher uma (ou mais) palavra com a que se identifique.

Depois disso, cada um apresenta ao grupo o motivo de suas escolhas, das palavras que lhe tocaram mais. Com isso proporciona-se um contato com detalhes de cada um, tanto na sua vida pessoal como na profissional. Todos têm oportunidade de ter a voz, dando tonalidade personificada à palavra escolhida.

A apresentação do vídeo é realizada a seguir e o multiplicador, atento a tudo o que é dito por cada participante, faz os links necessários para que se vislumbre a utilização pedagógica das TICs em sua prática, abrindo, evidentemente, lacunas para que o grupo também verbalize. Para fechamento da dinâmica, sugiro o vídeo abaixo:




Esse vídeo mostra nitidamente que não importa o papel que cada um ocupa na sociedade, desde que seja saudável, útil, enquanto parte integrante de uma equipe e o quão essencial cada ser humano é para que a sociedade funcione eficazmente na construção de ambientes prazerosos, de pessoas ativas, de cidadãos, na literalidade do termo.

Luciene Lopes

0 comentários:

Postar um comentário